Geografia e História promovem Colóquio na UESB

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através de sua Assessoria de Comunicação divulga nosso evento com a seguinte matéria, confira:

Geografia e História promovem Colóquio na UESB
por Patrício Ribeiro

Com mais de 250 pessoas inscritas e cerca de 70 trabalhos científicos aprovados, começou na noite dessa segunda-feira, 14, o “1º Colóquio Baiano Tempos, Espaços e Representações: abordagens geográficas e históricas”. Na primeira conferência do evento, o professor João Carlos Garcia, da Universidade do Porto, em Portugal, falou sobre a cartografia da Bahia colonial, em uma perspectiva da Geografia histórica.
Organizado em conjunto pelos Departamentos de História (DH) e de Geografia (DG) da Uesb, campus de Vitória da Conquista, o evento tem como proposta a transdisciplinaridade, na medida em que se propõe a abordar temas afins, à luz das duas ciências, que durante muito tempo caminharam juntas e indissociáveis. Houve uma época, inclusive, que muitos profissionais se formavam em Geografia e História, como único diploma, para somente depois se especializarem. Com o tempo, explica o professor Renato Léda, do DG, um dos idealizadores do Colóquio, “houve uma separação, que foi saudável, porque cada disciplina pôde desenvolver campos de pesquisa e reflexão autônomos e se enriqueceram”.
Dentro do Colóquio, no foyer do Teatro Glauber Rocha, acontece uma exposição de cartografia antiga sobre a Bahia colonial, com um acervo histórico de imagens digitalizadas em alta definição, cedidas pela Engenharia Militar de Portugal. Durante sua conferência, Garcia fez uma complementariedade entre as imagens do acervo e os diversos métodos de construir a Geografia histórica. “Isso tudo para ver se os jovens se animam a trabalhar, quer na história da cartografia, quer na história da geografia, quer na história da ciência e da técnica, que é o que está por traz de tudo”, justifica o professor lusitano. A ideia do evento, acrescenta Renato Léda, é, justamente, estabelecer novos canais de diálogo e enriquecer as possibilidades de pesquisa e análise resultantes da troca entre a Geografia e a História.
Para o professor José Luiz Rech, vice-reitor da Uesb, o Colóquio é uma experiência que incentiva e serve de exemplo para que outros eventos com esse formato aconteçam na Universidade. “Há uma grande possibilidade para outros departamentos também fazerem essa interdisciplinaridade. Isso é de fundamental importância”, ressalta.
As atividades do Colóquio seguem até a quarta-feira, 16. Para obter outras informações, entre em contato com o DH, pelo número (77) 3424-8666; com o DG, (77) 3424-8660; ou através do e-mail coloquiotemposespacos@hotmail.com

Assessoria de Comunicação - UESB
http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=10461
Veja também:
http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=9617

0 comentários:

Postar um comentário

Realização

Departamento de Geografia - DG UESB

Departamento de História - DH UESB




PARCERIAS E APOIO:

NEAPLANT – Núcleo de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (UESB)

Laboratório de Análises Geográficas: território, redes e sociedade (UESB)

MP – Museu Pedagógico (UESB)

GEPS – Grupo de Pesquisa Sociedade e Política no Brasil Imperial e Republicano (UESB)

LABCART – Laboratório da Cartografia (UESB)

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

IF Baiano – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia